segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Período Barroco

A influência da Renascença ainda continua no Barroco com os Ospedali (asilo para crianças), mas as crianças neste período não somente aprendiam música, mas se tornavam exímios músicos (profissionais) inclusive com apresentações.
No século XVII foram construídos os primeiros teatros de ópera e os concertos públicos se tornaram pagos. Os músicos do período tornam-se empregados sendo pagos para fazerem apresentações, assim como os compositores podem ser comparados a ‘escravos’ de seus empregadores, visto que faziam música seguindo os gostos e desejos de quem os contratavam.
Foi a partir do Barroco que os músicos tornaram-se profissionais remunerados e o ensino tornou-se mais importante e significativo como atualmente acontece. Essas contribuições nos ajudam muito principalmente para os músicos (artistas) e os educadores.
No Barroco houveram muitos músicos e professores que nos deixaram contribuições significativas. Entre eles, o destaque se dá à Johann Sebastian Bach (1685-1750) que foi músico, compositor e educador nos deixando dois volumes de O Cravo Bem Temperado entre outras muitas peças.
A Orquestra Barroca, segundo Cavini (2011) era um termo empregado para designar um conjunto instrumental formado ao acaso, com músicos e instrumentos que tivessem disponível no momento. Sua principal característica é o baixo contínuo, normalmente desempenhado por instrumento harmônico: caro, órgão ou alaúde, mas também poderia ser desempenhado por outro instrumento e/ou instrumentos a escolha do compositor da obra.
Ainda não havia um maestro então, o músico que executava o baixo contínuo ficava ao centro tocando e todos os outros músicos tocavam em volta do mesmo e este coordenava a orquestra.
A característica da música Barroca são os contrastes (forte-piano, de timbres, de instrumentos, andamento, textura e sonoridades), de muitos ornamentos e ritmos energéticos.
Segundo Cavini, (2011), uma transformação marca musicalmente esse período. É a transformação e substituição definitiva do sistema modal pelo tonal e a utilização das características musicais na música.
No Barroco também se desfez a polifonia e característica marcante na Renascença surgindo uma música mais instrumental, principalmente para teclado e violino.
O Barroco também foi o berço da ópera e da expansão da orquestra (CAVINI,2011).
A Igreja, precisou mudar o estilo musical para recuperar os fieis perdidos para a Igreja Protestante. Foi utilizado o estilo característico do Barroco (contrastes, ritmos, entre outros) gerando uma música de estilo contraditório e inovador ao que tinham costume. Era uma música que utilizava sensacionalismo e emotividade.
Todas essas características e estilos musicais nos deixaram inúmeras influências  para a música contemporânea.

Referências Bibliográficas:
Material disponibilizado no Moodle da Disciplina de História da Música e da Educação Musical 1 do Curso de Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. - Unidade 5: A Música no Barroco – séculos XVII.
CAVINI, Maristela P. História da Música Ocidental: uma breve trajetória desde a Pré-História até o século XVII. São Carlos: EDUFSCar, 2011.

SANTIAGO, Glauber - Origens e Desenvolvimento da Educação Musical: uma breve visão


Nenhum comentário:

Postar um comentário