segunda-feira, 30 de maio de 2011

Psicologia do Desenvolvimento

 
Psicologia do Desenvolvimento é a análise do ser humano em todas as fases do seu desenvolvimento. Ou seja, o ser humano está constantemente se desenvolvendo, por tanto, como dito no material, é a análise da vida da pessoa começando na concepção e terminando na morte.
O desenvolvimento compreende o ser humano como um todo, ou seja, todas as suas características como físicas, intelectuais, emocionais, sociais, entre outras.
Entender a psicologia do desenvolvimento ajuda na prática pedagógica, pois pode compreender as diferenças em cada faixa etária, as mudanças dos comportamentos dos mesmos, como agem e porque agem de certa forma. Com todo esse conhecimento o professor torna-se conhecedor de seus alunos podendo avaliar e programar sua docência assim também como melhora o seu relacionamento com eles.
Piaget nos contribuiu com sua teoria do estágio do desenvolvimento cognitivo onde divide as fases da vida por estágios e os caracteriza. Já Vygotsky deixou-nos a teoria sociocultural onde o olhar é voltado para as interações do ser humano com o meio, em um contexto social.

Referências Bibliográficas:

Educação Musical - Psicologia do Desenvolvimento. Material didático da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar na modalidade EaD disponível em: http://ead.sead.ufscar.br/mod/book/view.php?id=51790.

Material disponível no fórum livre do pólo Barretos da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar na modalidade EaD disponível em: http://ead.sead.ufscar.br/mod/forum/discuss.php?d=45579.

Nenhum comentário:

Postar um comentário